Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39664

Compartilhe esta página

Título: Radioatividade: a evolução do entendimento conceitual ao longo da formação docente em química numa perspectiva CTSA.
Autor(es): RIBEIRO, Camila Viviane Silva
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Radioatividade; Formação profissional
Data do documento: 24-Ago-2017
Citação: RIBEIRO, Camila Viviane Silva Ribeiro. Radioatividade: a evolução do entendimento conceitual ao longo da formação docente em química numa perspectiva CTSA. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: A radioatividade trata-se de um fenômeno, natural e artificial. Que proporciona a sociedade vários benefícios, apesar de ainda serem poucos divulgados, conhecidos ou compreendidos. Esta ciência e suas tecnologias devem integrar os currículos do Ensino Médio e do Ensino superior. Pretende-se com este trabalho conhecer um pouco sobre a concepção que os discentes de um curso em formação docente em Química possuem sobre a radioatividade voltada para o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Para isto, foi levantada uma pesquisa de modo a conhecer o nível de conhecimento possuído por dois grupos de discentes (ingressantes e egressos) deste referido curso. O estudo sobre a radioatividade foi realizado através da aplicação de um questionário aberto, onde o mesmo era dividido em duas etapas A e B, a etapa A foi realizada para os dois grupos de discentes, a etapa B, no entanto, foi relacionada apenas para os discentes egressos. Após todos os dados terem sido recolhidos, foi feita a análise qualitativa seguida de uma pesquisa explicativa, utilizando-se o estudo de caso, para que assim fossem analisados todos os questionários de forma objetiva e precisa para o tema estudado, podendo assim comparar e separar por níveis os discentes ingressantes e egressos. Através deste estudo e das análises obtidas, foi possível concluir que os discentes não possuem um conhecimento aprofundado sobre a radioatividade num enfoque CTSA, esta concepção pode ser observado para os dois grupos. Para isso, espera-se que o curso reveja suas omissões em relação a esta temática para os discentes, uma vez que, possivelmente refletirá em um estudo fragilizado e sem aprofundamento sobre a ciência nuclear e suas tecnologias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39664
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIBEIRO, Camila Viviane Silva.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons